Instruções de Instalação dos Pistões de Alta Performance AFP 2618 Automotiva

 
Leia atentamente estas Instruções de montagem, pois nela contêm todas as informações necessárias para você obter a Máxima Performance dos seus Pistões AFP :
 
 
1. Verifique na etiqueta da ​embalagem o modelo de motor. Verifique se os pistões e demais peças (no  caso dos Kits) apresentam danos da viagem, quantidade correta de peças, etc. Peças usadas ou  usinadas não podem ser devolvidas.
 
2. Folga Pistão-Cilindro:
A folga pistão-cilindro em um motor de alta performance está vinculada a diversos fatores, próprios do projeto do preparador.
Verifique o diâmetro do pistão a 10mm de altura a partir do final da saia.
Verifique a forma redonda do cilindro. Não é recomendável a montagem de pistões e anéis novos em motores usados com cilindros ovalizados com mais de 0,03 mm.
 
Tipos de Motor ØCilindro Folga Minima
Aspirados normais de Rua Até 92mm 0.075-0.095
Aspirados normais de Rua 92mm até 101.60mm 0.090-0.110
Aspirados de circuito / arrancada Até 92mm 0.095-0.115
Aspirados de circuito / arrancada 92mm até 101.60mm 0.110-0.130
Turbo / Nitro / Blower Até 92mm 0.110-0.140
Turbo / Nitro / Blower 92mm até 101.60mm 0.125-0.15
 
3. Folga Pistão – Anéis: Os anéis de pistão devem poder mover-se livremente no canal usinado do pistão. Esta folga deve ser de 0,02 a 0,04mm.
 
4. Folga entre pontas dos anéis: É recomendável uma folga de 0,1mm por cada 25 mm de diâmetro do pistão.
Ex.: diâmetro pistão 75 mm, folga entre pontas dos anéis 0,3mm.
 
5. Folga Pistão – Biela: À distância entre os cubos do pistão deve ser maior que a largura do pé da biela em 1,5 mm no MINIMO (0,75 mm por lado). Caso isto não aconteça, usinar o pé da biela e/ou os cubos do pistão até obter a folga mínima recomendada.
Em caso de usinagem do pistão, favor contatar a Assistência Técnica AFP para obter maiores detalhes dos cuidados necessários.
 
6. Folga Pistão – Pino de Pistão/travas: O pino deve ser montado manualmente, sem necessidade de aquecimento do pistão ou uso de prensa. O comprimento do pino deve se ajustar para ter uma folga lateral MÍNIMA de 0,2mm e MÁXIMA de 0,5mm.
 
7. Folga Pistão - Válvulas: Especial cuidado deve se ter na montagem final do conjunto virabrequim-biela-pistão e do cabeçote.
A espessura da junta, o tipo de biela e o curso da válvula são definidos por cada preparador.
Deve-se montar o conjunto e verificar uma distancia mínima pistão-válvula de 2,5 a 3 mm no ponto de maior proximidade.
É recomendável fazer este teste nas três principais posições da polia variável que aciona o eixo de comando de válvulas.
Bielas de alumínio esticam mais que as de aço (aprox. 0,3 a 0,5mm a mais na distancia entre eixos), portanto nesses casos a folga pistão-válvula deve ser de 2,8 a 3,5 mm.
 
Em caso de dúvidas, favor contatar a Assistência Técnica AFP.
 
 
 
 


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