Instruções de Instalação dos Pistões de Alta Performance AFP 2618 Automotiva

 
Leia atentamente estas Instruções de montagem, pois nela contêm todas as informações necessárias para você obter a Máxima Performance dos seus Pistões AFP :
 
 
1. Verifique na etiqueta da ​embalagem o modelo de motor. Verifique se os pistões e demais peças (no  caso dos Kits) apresentam danos da viagem, quantidade correta de peças, etc. Peças usadas ou  usinadas não podem ser devolvidas.
 
2. Folga Pistão-Cilindro:
A folga pistão-cilindro em um motor de alta performance está vinculada a diversos fatores, próprios do projeto do preparador.
Verifique o diâmetro do pistão a 10mm de altura a partir do final da saia.
Verifique a forma redonda do cilindro. Não é recomendável a montagem de pistões e anéis novos em motores usados com cilindros ovalizados com mais de 0,03 mm.
 
Tipo de Motor Ø Cilindro Folga Mínima
Aspirados normais de Rua Até 92mm 0.075 – 0.095
Aspirados normais de Rua 92mm até 101.60 0.090 – 0.110
Aspirados arrancada Até 92mm 0.095 – 0.115
Aspirados Circuito Até 92mm 0.130 – 0.160
Aspirados de arrancada 92mm até 101.60 0.110 – 0.130
Aspirado Circuito 92mm até 101.60 0.135 – 0.170
Turbo / Nitro / Blower Até 92mm 0.110 – 0.140
Turbo / Nitro / Blower 92mm até 101.60 0.125 – 0.150
 
3. Folga Pistão – Anéis: Os anéis de pistão devem poder mover-se livremente no canal usinado do pistão. Esta folga deve ser de 0,02 a 0,04mm.
 
4. Folga entre pontas dos anéis: É recomendável uma folga de 0,1mm por cada 25 mm de diâmetro do pistão.
Ex.: diâmetro pistão 75 mm, folga entre pontas dos anéis 0,3mm.
 
5. Folga Pistão – Biela: À distância entre os cubos do pistão deve ser maior que a largura do pé da biela em 1,5 mm no MINIMO (0,75 mm por lado). Caso isto não aconteça, usinar o pé da biela e/ou os cubos do pistão até obter a folga mínima recomendada.
Em caso de usinagem do pistão, favor contatar a Assistência Técnica AFP para obter maiores detalhes dos cuidados necessários.
 
6. Folga Pistão – Pino de Pistão/travas: O pino deve ser montado manualmente, sem necessidade de aquecimento do pistão ou uso de prensa. O comprimento do pino deve se ajustar para ter uma folga lateral MÍNIMA de 0,2mm e MÁXIMA de 0,5mm.
 
7. Folga Pistão - Válvulas: Especial cuidado deve se ter na montagem final do conjunto virabrequim-biela-pistão e do cabeçote.
A espessura da junta, o tipo de biela e o curso da válvula são definidos por cada preparador.
Deve-se montar o conjunto e verificar uma distancia mínima pistão-válvula de 2,5 a 3 mm no ponto de maior proximidade.
É recomendável fazer este teste nas três principais posições da polia variável que aciona o eixo de comando de válvulas.
Bielas de alumínio esticam mais que as de aço (aprox. 0,3 a 0,5mm a mais na distancia entre eixos), portanto nesses casos a folga pistão-válvula deve ser de 2,8 a 3,5 mm.
 
Em caso de dúvidas, favor contatar a Assistência Técnica AFP.
 
 
 
 


INSTRUÇÃO DE MONTAGEM PISTÕES COM GRAFITADO NA SAIA

Instruções de Instalação de Pistões de Alta Performance AFP com cobertura na saia (“grafitados”)

Os pistões AFP com cobertura na saia apresentam vantagens quando comparados aos pistões normais sem cobertura. A cobertura na saia, normalmente de cor grafite, reduz consideravelmente o atrito entre a saia do pistão e o cilindro. Este atrito é uma das maiores perdas de energia e fonte de calor em todo motor de combustão interna. Concluindo: quanto mais potência num motor, mais perda de energia por atrito mecânico   e crescente quantidade de calor gerada que deverá ser absorvida pelo sistema de refrigeração. 

Antes da montagem:

1.Verifique as informações contidas na etiqueta da embalagem dos seus pistões.

Particularmente importante nestes pistões normalmente chamados de “grafitados” é a sua folga de montagem. Esta informação está contida na etiqueta de identificação na caixa:

  1. Diâmetro do cilindro
  2. Diâmetro do pistão

A folga diametral é a diferencia entre o diâmetro do cilindro e o diâmetro do pistão medido no alumínio, ou seja, antes de ser “grafitado”.

Folga cilindro-pistão = diâmetro cilindro – diâmetro pistão

Exemplo: Informação contida na etiqueta de um jogo de pistões Opala 4” sem “grafitado”:

Diâmetro Cilindro: 101,60 mm         Diâmetro Pistão: 101,49 mm

Folga cilindro-pistão = 101,60 – 101,49 = 0,11 mm

 

Existe na Instrução de Instalação dos pistões “normais” (sem cobertura na saia) uma altura de medição específica, nessa altura de medição os preparadores podem medir e verificar o diâmetro real dos pistões antes de ser montados no bloco motor.

Alguns preparadores preferem usar suas próprias folgas ao invés da folga recomendada pela AFP.

Para fazer isso, simplesmente se considera o diâmetro do pistão e se adiciona a folga desejada para obter a medida do diâmetro que deve ser feito o cilindro:

Diâmetro cilindro = diâmetro pistão + folga desejada(cilindro-pistão)

Exemplo: no mesmo caso descrito acima dos pistões Opala 4”, se o preparador prefere usar uma folga de 0,09

Qual será o diâmetro que ele deve pedir a sua retífica de motores fazer os seus cilindros?

Diâmetro cilindro = 101,49 + 0,09 = 101,58 mm

2.Folga cilindro-pistão quando os seus pistões são “grafitados”:

O processo acima descrito para definir a folga é válido também para pistões grafitados.

A única diferença é que não é possível fazer os cálculos com base na medição do diâmetro do pistão já grafitado.

O preparador pode e deve fazer o cálculo da medida do cilindro com base na informação contida na etiqueta da caixa dos seus pistões

Qual é o porquê disso?  Existem diversos “grafitados”, cada um deles com propriedades e espessuras de camada diversas.

Portanto, nunca deve se medir o diâmetro de um pistão “grafitado”.

As folgas devem sempre ser calculadas com base na dimenpsão do pistão antes de ser grafitado. Essa informação está na etiqueta dos seus pistões.

Exemplo: Novamente usamos o caso do pistão Opala 4”, agora grafitados com camada 0,02 mm espessura

Diâmetro pistão indicado na caixa: 101,49 mm     

Se o preparador deseja uma folga cilindro-pistão de 0,09 mm deverá seguir o cálculo explicado acima, com base nos dados na caixa, e solicitar na sua retífica os diâmetros dos seus cilindros em 101,58 mm

O que pode acontecer se ele mede os diâmetros acima do grafito? A própria camada tem uma tolerância de aplicação de +/- 0,01; ou seja, ela pode ser de 0,01 até 0,03 (no diâmetro do pistão de 0,02 até 0,06 mm).

O preparador pode medir os pistões desde 101,51 até 101,55. Se ele aplica uma folga de 0,09 acima deste último diâmetro de 101,55 ele vai erroneamente calcular o diâmetro cilindro em 101,64 mm!!!

Ao invés de ter a folga desejada de 0,09 mm ele vai ter uma de 0,15 mm!!!

Concluindo: A cobertura da saia dos pistões para reduzir atrito e maximizar a potência do seu motor é uma oportunidade interessantíssima que a AFP disponibiliza para todos os seus Prezados Clientes. Mais, cuidado: Estas instruções devem ser respeitadas rigorosamente, caso contrário os potenciaisganhos deste excelente produto podem ser desperdiçados numa incorreta interpretação técnica na aplicação dele.

Importantíssimo:

Em caso de dúvidas : NÃO CONTINUE A MONTAGEM DOS SEUS PISTÕES !!!

Entre em contato imediatamente com a Assistencia Técnica da AFP.

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(55)19-3495-1573

(55)19-3441-1561

 

 



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