Instrução de Montagem de Pistões 2618

Agradecemos sua escolha pelos produtos High Performance AFP. Ao adquirir um produto AFP você tem direito a uma completa Assistência Técnica para melhorar ainda mais o rendimento do seu motor.

Este Pistão foi desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro, já que nosso principal objetivo é assegurar sua total satisfação com nossos produtos e com a performance do seu carro, moto, jet-ski, kart e/ou outros.

 

Leia atentamente estas Instruções de montagem, pois nela contêm todas as informações necessárias para você obter a Máxima Performance dos seus Pistões AFP:

 

1. Verifique na etiqueta da embalagem o modelo correto do seu motor. Verifique se os pistões e demais peças (no caso dos Kits) apresentam danos da viagem, quantidade correta de peças, etc. Peças usadas ou usinadas não podem ser devolvidas. Peças feitas sobre encomenda somente serão trocadas em caso de erros de produção.

 

2. Limpeza:

É de fundamental importância a limpeza durante a montagem do motor. As paredes do cilindro e o pistão devem ser lavados antes da instalação.

 

3. Folga Pistão-Cilindro:

A folga pistão-cilindro em um motor de alta performance está vinculada a diversos fatores, próprios do projeto do preparador. O p istão é fabricado com uma liga de alumínio que tem um coeficiente de dilatação superior ao do cilindro, que na maioria dos casos é de ferro fundido. Vale lembrar que quanto menor a folga escolhida para montar o seu motor, menor será a distância entre a parede do cilindro e a saia do pistão e, por consequência, maior terá que ser o cuidado durante a montagem, acerto e amaciamento do mesmo. Uma folga bem dimensionada evitará o engripamento do motor em caso de um aquecimento excessivo do pistão. O aquecimento excessivo do pistão muitas vezes acontece por uma falha na refrigeração do motor, falha na lubrificação ou até mesmo falha na combustão, como pode ser o caso de detonação, falta ou excesso de combustível.

 

O diâmetro do pistão deve ser verificado no ponto maior, que geralmente se encontra a 25mm de altura a partir do final da saia e a 90 ° em relação ao furo do pino (ver figura 1).

Já nos cilindros, as medidas devem ser verificadas na parte superior, no meio e na parte inferior, a 0° e 90°.       

As medições devem ser feitas em sala climatizada a 20° Celsius, isto por causa do coeficiente de dilatação, medições feitas em outras temperaturas apresentarão valores diferentes. 

O pistão sai de fábrica com uma folga base para a maioria das aplicações, por exemplo, um pistão para cilindro 83.50mm terá o diâmetro de 83.41mm.

 

 Conforme a aplicação a que será submetido o pistão, o preparador escolherá a folga adequada, para isto seguem abaixo recomendações de folgas mínimas.

 

 

Figura 1


 

 

Tipo de Motor

Ø Cilindro

Folga Mínima

Aspirados normais de Rua

Até 92mm

0.075 – 0.095

Aspirados normais de Rua

92mm até 101.60

0.090 –  0.110

Aspirados arrancada

Até 92mm

0.095 – 0.115

Aspirados Circuito

Até 92mm

0.130 – 0.160

Aspirados de arrancada

92mm até 101.60

0.110 –  0.130

Aspirado Circuito

92mm até 101.60

0.135 –  0.170

Turbo / Nitro / Blower

Até 92mm

0.110 –  0.140

Turbo / Nitro / Blower

92mm até 101.60

0.125 –  0.150

 

 

 

 

 

 

Verifique a forma redonda do cilindro. Não é recomendável a montagem de pistões e anéis novos em motores usados com cilindros ovalizados com mais de 0,03 mm.        Recomendamos que o responsável pela montagem do motor verifique as medidas deixadas pelas retificas antes de montar o conjunto pistão+anéis+pinos+bielas. É comum encontrar valores menores que os solicitados, por isso, se isto acontecer, não monte o motor e leve novamente as peças na retifica para refazer o serviço.

 

4. Posição de montagem:

Os pistões AFP podem ser com pino deslocado ou centrado. Sempre que o pino for deslocado, o pistão terá uma marca na cabeça (seta, letra, etc.) indicando a frente do motor e esta deve ser rigorosamente obedecida na montagem. Quando o pistão não tiver marca na cabeça, o furo é centrado, não tendo importância a posição de montagem.

 

5. Folga Pistão – Anéis: Os anéis de pistão devem poder mover-se livremente no canal usinado do pistão. Esta folga axial deve ser de 0,02 a 0,04mm.

 

6. Folga entre pontas dos anéis: É recomendável uma folga mínima de 0,1mm por cada 25 mm de diâmetro do pistão. Ex.: diâmetro pistão 75 mm, folga mínima entre pontas dos anéis 0,3mm. Caso durante a medição você encontre uma medida inferior a recomendada deve-se proceder ao ajuste do gap dos anéis com a ferramenta especifica para isto.

 

7. Folga Pistão – Biela: À distância entre os cubos do pistão deve ser maior que a largura do pé da biela em 1,5 mm no MINIMO (0,75 mm por lado). Caso isto não aconteça, usinar o pé da biela e/ou os cubos do pistão até obter a folga mínima recomendada.

Em caso de usinagem do pistão, favor contatar a Assistência Técnica AFP para obter maiores detalhes dos cuidados necessários.

 

8. Folga Pistão – Pino de Pistão/travas: O pino deve ser montado manualmente, sem necessidade de aquecimento do pistão ou uso de prensa. O comprimento do pino deve se ajustar para ter uma folga lateral MÍNIMA de 0,2mm e MÁXIMA de 0,5mm.

 

9. Folga Pistão - Válvulas: Especial cuidado deve-se ter na montagem final do conjunto virabrequim/biela/pistão e do cabeçote. A espessura da junta, o tipo de biela e o curso da válvula são defini     dos por cada preparador.

Deve-se montar o conjunto e verificar uma distância mínima pistão-válvula de 2,5 a 3 mm no ponto de maior proximidade.

É recomendável fazer este teste nas três principais posições da polia variável que aciona o eixo de comando de válvulas.

Bielas de alumínio esticam mais que as de aço (aprox. 0,3 a 0,5mm a mais na distância entre eixos), portanto nesses casos a folga pistão-válvula deve ser de 2,8 a 3,5 mm.

 

10. Recomendações finais:

Um dos principais erros durante a montagem de um motor preparado é a falta de combustível. Normalmente conhecida como “falta” pode ter diferentes fontes causadoras e muitas vezes quando você percebe já é tarde. Muitos dos preparadores utilizam o Hallmeter para acerto do motor, mas isto não é 100% seguro quando estamos trabalhando com cabeçotes e bicos retrabalhados. O funcionamento do Hallmeter é, de grosso modo, mostrar a proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor através da medição da sonda Lambda na saída do escape. Só que esta medição, como mencionou acima, é feita na saída do escape, e pega os gases provenientes de todos os cilindros, e não individualmente. Isto significa que se tivermos uma mistura pobre em um dos cilindros e uma rica em outro não conseguiremos ver isso. É por isso que recomendamos, sempre que utilizar um cabeçote retrabalhado, passar em uma bancada de fluxo e não recomendamos o uso de bicos retrabalhados.

 

Quando levar os pistões para à retifica, exija que seja medido pistão por pistão e cilindro por cilindro, isto quer dizer que o retificador deve pegar um pistão da caixa, marcar ele com o número do cilindro a retificar ou brunir (você pode marcar eles previamente) e abrir a folga necessária no cilindro. Essa mesma ordem deve ser seguida na hora da montagem, o pistão marcado com o número 1 deve ser montado no cilindro 1 e assim com os outros.

 

Use sempre pinos AFP fabricados para a aplicação do seu motor. É de fundamental importância que o comprimento e o diâmetro do pino tenham as medidas para o qual o pistão foi projetado. Não recomendamos o uso de pinos adaptados mediante usinagem, ainda que sejam pinos AFP.

 

Em caso de dúvidas, favor contatar a Assistência Técnica AFP.